Portal da construção - casa. Aquecedores de água. Chaminés. Instalação de aquecimento. Aquecedores. Equipamento

Os cientistas e acadêmicos da Academia Russa de Ciências escreveram uma carta aberta a Putin reclamando da reforma da academia. Carta aberta ao Presidente da Federação Russa V

O jornal Kommersant foi assinado por 400 cientistas, incluindo 68 acadêmicos, 112 membros correspondentes, 19 professores da Academia Russa de Ciências e cerca de 200 doutores em ciências. Entre os signatários estão Abel Aganbegyan, Yevgeny Aleksandrov, Abdusalam Huseynov, Nikolai Kazansky, Alexander Moldovan, Alexander Nekipelov, Sergey Stishov, Svetlana Tolstaya, Vsevolod Bagno, Mikhail Andreev, Fyodor Uspensky, Natalia Kornienko e outros. O acadêmico Andrey Zaliznyak conseguiu assinar este apelo antes de sua morte. Os cientistas instaram o chefe de Estado a mudar urgentemente "o status da Academia Russa de Ciências e o status dos institutos científicos" e devolver os institutos sob a liderança da Academia de Ciências. Caso contrário, na opinião deles, o presidente eleito em março de 2018 “assumirá um país com uma ciência fundamental decapitada, moribunda, incapaz de enfrentar desafios mundo moderno". De acordo com os cientistas, agora na Rússia "um sistema pesado e inoperante de gerenciamento de ciência" foi criado. O texto da declaração é reproduzido abaixo na íntegra.

Carta aberta ao presidente Federação Russa V.V. Coloque em

"... nomear pessoas que são completamente ignorantes em ciência ou arte como juízes sobre cientistas, dando-lhes o poder de lidar com estes últimos a seu critério - essas são inovações que podem destruir o estado"
Galileu Galilei, Diálogos

Sr. presidente! Em julho de 2016, mais de 200 grandes cientistas russos escreveram para você carta aberta(“Carta-200”) sobre a situação crítica em ciência russa e a necessidade de ação urgente por parte da liderança do país (https://www.kommersant.ru/doc/3046956). Nenhuma resposta oficial a esta carta foi recebida e todas as suas teses permanecem relevantes. Além disso, nos últimos tempos a situação só piorou: o financiamento dos institutos RAS tem diminuído; continua a reestruturação sem sentido de muitas instituições, intensifica-se a burocratização absurda da gestão da ciência pela Agência Federal de Organizações Científicas (FANO); há um aumento na emigração científica da Rússia da geração jovem de cientistas.

Em setembro deste ano, foram realizadas eleições para um novo presidente da Academia Russa de Ciências e um novo Presidium da Academia Russa de Ciências. Todos os candidatos a presidentes da RAS tornaram-se membros do Presidium renovado. Em seus programas eleitorais, os candidatos são os acadêmicos E.N. Kablov, G.Ya. Krasnikov e R.I. Nigmatulin foi apoiado pela maioria das teses de "Cartas-200" e sua proposta principal - a resubordinação da Agência Federal da Academia Russa de Ciências e a atribuição de questões econômicas e gestão de propriedade de instituições ao FASO. Todos os institutos científicos da Academia Russa de Ciências devem ser parte integrante da Academia Russa de Ciências e conduzir pesquisas sob sua liderança. Presidente eleito da Academia Russa de Ciências Acadêmico A.M. Sergeev em seu programa também delineou um objetivo estratégico - gestão conjunta dos institutos pela Academia Russa de Ciências e FASO, e como prioridade ele apontou a necessidade de dar à Academia Russa de Ciências um status especial de estado.

A maioria dos problemas de interação entre os Institutos e a FASO decorrem justamente do inadequado estatuto jurídico das instituições científicas e da própria Academia. Tenta-se aplicar regras obviamente inaplicáveis ​​a eles desde as instituições orçamentárias comuns até as organizações científicas, ignorando completamente a natureza criativa e exploratória do trabalho dos pesquisadores. Os cientistas devem “planejar” quantas descobertas farão, quantas e em quais periódicos publicarão artigos nos próximos anos. Tal planejamento é impossível em princípio, e os requisitos correspondentes levam apenas a fraude e engano. O mesmo se aplica ao ridículo cálculo de horas-padrão para a produção de produtos científicos, que se resume a um ajuste febril aos indicadores exigidos. O número de relatórios e planos sem sentido se multiplicou. As últimas inovações do FASO vinculam o previsto aumento do financiamento dos institutos da RAS nos anos seguintes à absurda exigência de aumento proporcional do número de publicações. Na realidade, foi criado um sistema pesado e inoperante de gestão científica. Todo o estilo e métodos de trabalho da FASO visam objetivamente a destruição da ciência como tal, sem falar na atmosfera criativa necessária para atividade científica.

Só há uma saída para esta situação catastrófica: uma mudança urgente no estatuto da RAS e dos institutos científicos, e o regresso dos institutos sob a liderança da RAS. No futuro, é necessário tomar algumas medidas sérias, tais como: um aumento significativo do financiamento da ciência académica e uma revisão radical da estrutura deste financiamento; recriação de estudos científicos de pós-graduação no sistema da Academia Russa de Ciências; retirada completa da ciência acadêmica da jurisdição do Ministério da Educação e Ciência. Essas etapas exigem tempo e custos financeiros significativos. Ao mesmo tempo a solução problema principal- o regresso dos institutos científicos à RAS - requer apenas a vossa vontade política.

Se medidas urgentes para corrigir a situação trágica descrita não forem tomadas, em março de 2018 eleito presidente A Rússia assumirá um país com uma ciência fundamental decapitada e moribunda, incapaz de enfrentar os desafios do mundo moderno. No entanto, gostaria de acreditar que isso não acontecerá e que a liderança do país corrigirá a situação criando condições para o desenvolvimento da ciência em institutos russos por cientistas autônomos.

Acadêmico G.A. Abakumov

Professor da Academia Russa de Ciências G.S. Sokolovsky
Professor da Academia Russa de Ciências S.V. Streltsov
Professor da Academia Russa de Ciências A.A. Shiryaev

A lista completa de signatários pode ser vista

Cientistas, acadêmicos e membros correspondentes da Academia Russa de Ciências escreveram uma carta aberta ao presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, na qual expressaram insatisfação com o curso da reforma da academia e reclamaram do estilo e métodos de trabalho de Agência Federal para Organizações Científicas. O texto da carta foi publicado na quarta-feira pelo jornal Kommersant.

Materiais relacionados

Os autores da carta, assinada por cerca de 400 pessoas, reclamam da situação jurídica dos institutos científicos e da própria academia. “A maior parte dos problemas de interação entre os Institutos e a Agência Federal para Organizações Científicas (FASO) decorre justamente da situação jurídica inadequada das instituições científicas e da própria academia. Estão a tentar aplicar regras que lhes são obviamente inaplicáveis ​​desde instituições orçamentais ordinárias a organizações científicas, ignorando completamente a natureza criativa e exploratória do trabalho dos investigadores”, diz o texto da carta.

“Os cientistas devem “planejar” quantas descobertas farão, quantas e em quais periódicos publicarão artigos nos próximos anos. Tal planejamento é basicamente impossível”, dizem os autores da carta.

Os cientistas também observam que as inovações do FASO, criadas em 2013 durante a reforma da Academia Russa de Ciências (RAS), “vinculam o aumento planejado de financiamento para institutos RAS nos anos subsequentes com uma exigência absurda de aumento proporcional no número de publicações”. “Na realidade, foi criado um sistema pesado e inoperante de gestão científica. Todo o estilo e métodos de trabalho do FASO visam objetivamente destruir a ciência como tal, sem falar na atmosfera criativa necessária para a atividade científica”, diz a carta.

Segundo os autores da carta, é preciso mudar com urgência o estatuto da RAS e dos institutos científicos, bem como devolvê-los à liderança da academia. “No futuro, é preciso tomar algumas medidas mais sérias, como: um aumento significativo do financiamento para a ciência acadêmica e uma revisão radical da estrutura desse financiamento; recriação de estudos científicos de pós-graduação no sistema da Academia Russa de Ciências; retirada completa da ciência acadêmica da jurisdição do Ministério da Educação e Ciência”, diz a carta.

Se isso não acontecer, “em março de 2018, o presidente eleito da Rússia assumirá um país com uma ciência fundamental decapitada e moribunda, incapaz de enfrentar os desafios do mundo moderno”, acrescentam os cientistas. “No entanto, gostaria de acreditar que isso não acontecerá e que a liderança do país corrigirá a situação criando condições para o desenvolvimento da ciência em instituições russas por cientistas autônomos”, esperam os autores da carta.

A Agência Federal para Organizações Científicas é um órgão executivo federal que é o fundador e proprietário da propriedade federal atribuída às organizações RAS a ela subordinadas.

O departamento foi criado em 27 de setembro de 2013 durante a reforma da Academia Russa de Ciências. Como resultado das transformações, a RAS foi fundida com as academias de ciências médicas e agrárias. As organizações incluídas nas academias e suas propriedades foram transferidas para a gestão de uma nova autoridade federal - FASO da Rússia. Em 8 de janeiro de 2014, o primeiro-ministro da Federação Russa, Dmitry Medvedev, aprovou uma lista de 1.007 instituições científicas transferidas para a agência. No início de junho de 2015, o governo aprovou as regras de coordenação entre FASO e RAS.

Eles escrevem que, devido à reforma da academia, surgiu no país um sistema pesado e inoperante de gestão científica. Os cientistas devem planejar quantas descobertas farão e em quais periódicos publicarão artigos nos próximos anos.

Esse planejamento é impossível em princípio, tais requisitos levam apenas a fraude e engano. O mesmo se aplica ao cálculo ridículo de "horas padrão para a produção de produtos científicos", escrevem os autores do apelo.

Carta aberta ao Presidente da Federação Russa V. V. Putin

Sr. presidente!

Em julho de 2016, mais de 200 proeminentes cientistas russos escreveram uma carta aberta (“Carta-200”) sobre a situação crítica na ciência russa e a necessidade de ação urgente por parte da liderança do país (https://www.kommersant.ru/ doc/3046956). Nenhuma resposta oficial a esta carta foi recebida e todas as suas teses permanecem relevantes. Além disso, nos últimos tempos a situação só piorou: o financiamento dos institutos RAS tem diminuído; continua a reestruturação sem sentido de muitas instituições, intensifica-se a burocratização absurda da gestão da ciência pela Agência Federal de Organizações Científicas (FANO); há um aumento na emigração científica da Rússia da geração jovem de cientistas.

Em setembro deste ano, foram realizadas eleições para um novo presidente da Academia Russa de Ciências e um novo Presidium da Academia Russa de Ciências. Todos os candidatos a presidentes da RAS tornaram-se membros do Presidium renovado. Em seus programas eleitorais, os candidatos - acadêmicos E.N. Kablov, G.Ya. Krasnikov e R.I. Nigmatulin foi apoiado pela maioria das teses de "Cartas-200" e sua proposta principal - a resubordinação da Agência Federal da Academia Russa de Ciências e a atribuição de questões econômicas e gestão de propriedade de instituições ao FASO. Todos os institutos científicos da Academia Russa de Ciências devem ser parte integrante da Academia Russa de Ciências e conduzir pesquisas sob sua liderança. Presidente eleito da Academia Russa de Ciências Acadêmico A.M. Sergeev em seu programa também delineou o objetivo estratégico - a gestão conjunta dos institutos pela RAS e FASO, e como prioridade apontou a necessidade de dotar a RAS de um status especial de estado.

A maioria dos problemas de interação entre os Institutos e a FASO decorrem justamente do inadequado estatuto jurídico das instituições científicas e da própria Academia. Tenta-se aplicar regras obviamente inaplicáveis ​​a eles desde as instituições orçamentárias comuns até as organizações científicas, ignorando completamente a natureza criativa e exploratória do trabalho dos pesquisadores. Os cientistas devem "planejar" - quantas descobertas farão, quantas e em quais periódicos publicarão artigos nos próximos anos. Tal planejamento é impossível em princípio, e os requisitos correspondentes levam apenas a fraude e engano. O mesmo se aplica ao ridículo cálculo de horas-padrão para a produção de produtos científicos, que se resume a um ajuste febril aos indicadores exigidos. O número de relatórios e planos sem sentido se multiplicou. As últimas inovações do FASO vinculam o previsto aumento do financiamento dos institutos da RAS nos anos seguintes à absurda exigência de aumento proporcional do número de publicações. Na realidade, foi criado um sistema pesado e inoperante de gestão científica. Todo o estilo e métodos de trabalho da FANO visam objetivamente destruir a ciência como tal, sem falar na atmosfera criativa necessária para a atividade científica.

Só há uma saída para esta situação catastrófica: uma mudança urgente no estatuto da RAS e dos institutos científicos, e o regresso dos institutos sob a liderança da RAS. No futuro, é necessário tomar algumas medidas sérias, tais como: um aumento significativo do financiamento da ciência académica e uma revisão radical da estrutura desse financiamento; recriação de estudos científicos de pós-graduação no sistema da Academia Russa de Ciências; retirada completa da ciência acadêmica da jurisdição do Ministério da Educação e Ciência. Essas etapas exigem tempo e custos financeiros significativos. Ao mesmo tempo, a solução do problema principal - o retorno dos institutos científicos à RAS - requer apenas a sua vontade política.

Se medidas urgentes não forem tomadas para corrigir a situação trágica descrita, então, em março de 2018, o presidente eleito da Rússia assumirá o controle de um país com uma ciência fundamental decapitada e moribunda, incapaz de enfrentar os desafios do mundo moderno. No entanto, gostaria de acreditar que isso não acontecerá e que a liderança do país corrigirá a situação criando condições para o desenvolvimento da ciência em institutos russos por cientistas autônomos.

Acadêmico G.A. Abakumov

Acadêmico A.G. Aganbegyan